Foto: (Reprodução)
O secretário de Saúde do Estado, Ari Reis, participou ao vivo do Jornal do Meio-Dia da Campina FM nesta quarta-feira, 05, e durante a entrevista rebateu duramente as declarações do titular da Saúde no Município, Dunga Júnior, que afirmou haver um subfinanciamento do serviço pelo Governo do Estado que estaria impactando, inclusive, no atraso de salários de servidores.
“Fui surpreendido pelas declarações. De maneira absoluta, com total transparência à população, não há sequer um dia de atraso por parte do Governo do Estado das contrapartidas obrigatórias com o Município de Campina Grande”, disse, acrescentando que o governador João Azevêdo “tem a fama de bom pagador, de pagar em dia”.
O secretário asseverou, ainda, que a PMCG não pode atribuir a terceiros a responsabilidade sobre atrasos dos salários de servidores. “Não há nenhuma relação de atrasos de salários na prefeitura com falta de repasses do Governo do Estado. O compromisso com os servidores contratados tem que estar planejado. É obrigação do gestor e o não cumprimento pode gerar improbidade administrativa”, frisou.
“Não é nenhum convênio, nenhuma emenda estadual, federal ou de parlamentar que vai ser remanejada para pagamento de pessoal. Isso não pode acontecer. Então, a declaração carece de embasamento técnico”, acrescentou Ari.
CONVÊNIOS E INVESTIMENTOS
O gestor estadual também negou que exista ausência de cobertura do Estado gerando sobrecarga para o Município. “Temos convênios com serviços de saúde da cidade, a exemplo do Hospital da FAP e entidades privadas, e uma despesa com o Hospital de Trauma de R$210 milhões por ano, revertidos em saúde inclusive com atendimentos que seriam da responsabilidade do Município, assim como R$68 milhões anuais com o Hospital de Clínicas”, pontuou.
Ari Reis também garantiu que a Secretaria de Saúde de Campina Grande não formulou até hoje qualquer pedido de aporte de novos convênios e assegurou “que os pedidos oficializados serão acolhidos e estudaremos novas possibilidades de investimentos”.
O secretário se disponibilizou para auxiliar a Secretaria de Saúde do Município em outras ações, como planejamento estratégico, e disse estar aberto a dialogar com Dunga Júnior.
PB DEBATE /Com Hora Agora