O Congresso Nacional começa a se articular para analisar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto da dosimetria, que prevê a redução de penas para condenados pela tentativa de golpe de Estado ocorrida em 8 de janeiro de 2023. A movimentação tem ganhado força entre parlamentares da oposição, que defendem a derrubada da decisão presidencial.
Na Câmara Federal, o líder da oposição, deputado Cabo Gilberto Silva tem se colocado na linha de frente dessa articulação. O parlamentar afirmou nesta sexta-feira (09) em entrevista à Rádio Correio, estar confiante na coleta das assinaturas necessárias para levar o tema à votação. Segundo ele, o objetivo é beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros condenados no caso.
“Se conseguirmos as assinaturas antes disso, vamos pedir uma sessão extraordinária ao Presidente do Congresso Nacional, com a maioria absoluta das duas Casas, para votar derrubada desse veto e trazer paz social a essas famílias”, disse Cabo Gilberto.
O projeto da dosimetria, vetado por Lula, gerou intenso debate político ao propor mudanças na forma de cálculo das penas aplicadas aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Para a oposição, a iniciativa representa uma correção considerada necessária; já para o governo, a proposta fragiliza a responsabilização dos acusados.
PB AGORA / PB DEBATE



