Foto: (Reprodução)
Não foi a primeira – nem será a última – ação remanescente das eleições de 2020, versando sobre fraude na cota de gênero, que resulta na cassação de mandatos de vereadores na Paraíba. Conforme o último levantamento do Ministério Público Eleitoral (MPE) mais de 15 processos tiveram um desfecho semelhante.
No caso de hoje o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu pela cassação de oito vereadores da cidade de Boqueirão. Eles são dos partidos PSD e PP, implicados na ação que relatou a existência de candidaturas laranjas no pleito.
Foram cassados, com a decisão, os vereadores Josinaldo Porto (PSD), Teta (PSD), Fábio Rodrigues (PSD), Lito Durval (PSD), Paulo César (PSD), Mikael Leal (PP), Tácio (PP) e Luciano LGA (PP).
Na Câmara sobraram apenas três: Francismar Viola, Baro e Renato da Ambulância, todos do PTB.
No entanto, mesmo a cassação dos mandatos, o TRE decidiu mantê-los nos cargos até que seja realizada uma nova eleição. A data do pleito suplementar, contudo, ainda não foi definida.
Os eleitos irão substituir os vereadores cassados e não há impedimento caso eles decidam disputar novamente o pleito. Não é difícil concluir que há uma grande possibilidade de serem novamente eleitos.
Jornal da Paraíba