Foto: (Reprodução)
O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) está novamente entre os nomes cotados para assumir a liderança do governo Lula na Câmara dos Deputados. A informação foi divulgada pela coluna Maquiavel, do jornalista José Benedito da Silva, na revista Veja.
Aguinaldo Ribeiro disputa o posto com Isnaldo Bulhões (MDB-AL) e Antonio Brito (PSD-BA), ambos de partidos que mantêm uma boa relação com o Palácio do Planalto. Atualmente, a função é exercida por José Guimarães (PT-CE), mas sua permanência pode estar ameaçada caso aceite um mandato-tampão na presidência nacional do PT, movimento articulado por Gleisi Hoffmann, nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais.
Embora seu nome tenha menos força que os concorrentes diretos, Aguinaldo Ribeiro possui um histórico de influência na articulação política. Ex-ministro das Cidades no governo Dilma Rousseff, ele tem forte relação com o Centrão, bloco fundamental para o governo federal.
A possibilidade de uma liderança de centro na Câmara conta com o apoio de Gleisi Hoffmann, que, segundo a coluna, defende a escolha de Ribeiro para equilibrar as forças políticas no Congresso. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), também apoia a ideia, reforçando a estratégia de reorganização do governo na Casa.
PB DEBATE / Paraiba Já