CAMPANHA MARÇO AZUL: Exposição do Intestino Gigante começa na próxima quinta (14) e encerra no sábado (16)

Foto: (Reprodução)

Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Escola de Saúde Pública (ESP-PB), em parceria com a Sociedade Paraibana de Coloproctologia (SPCP), ABRAPRECI e FAMENE, iniciará nesta quinta-feira (14) a exposição de um instrumento educativo e lúdico de grande importância na luta contra o Câncer: o Intestino Gigante.

Ele é uma réplica em grandes dimensões do Intestino Grosso. Uma maquete repleta de doenças precursoras do câncer colorretal, onde a população percorre seu interior acompanhada de monitores e médicos para aprender sobre cuidados e prevenção de doenças.

Com uma estrutura de 20 metros de comprimento e 3,5 metros de altura, o Intestino Gigante permite que os visitantes tenham uma experiência interativa caminhando no interior de uma instalação que simula o intestino grosso. A circulação do público acontece por meio de um túnel inflável, formando um corredor contínuo da entrada até a saída.

Durante a visita, podem ser visualizados exemplos das principais doenças que acometem esse órgão, com destaque para o câncer, assim como, também são repassadas informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de outras doenças.

A exposição interativa do Intestino Gigante estará aberta ao público das 8h às 20h, até o próximo sábado (16), no Espaço Cultural José Lins do Rego. A atividade faz parte da campanha Março Azul, em prevenção ao câncer colorretal (câncer de intestino). A visitação é gratuita.

A coordenadora da Residência de Coloproctologia da Paraíba, Shirlane Frutuoso, destaca que a principal medida para evitar o câncer colorretal é adoção de hábitos saudáveis. “É muito importante que as crianças conheçam a exposição, pois é na infância que a gente consegue sedimentar os bons hábitos, como o consumo de verduras e legumes, e durante a exposição há uma orientação adequada sobre esses hábitos”, afirmou.

O Câncer Colorretal, mais popularmente conhecido como câncer do intestino, é um grande problema de saúde pública devido a sua crescente incidência em todo o mundo, inclusive em nossa região. Ele é a segunda causa mundial de óbito por câncer no mundo. Os números são assombrosos também no Brasil, onde ele ocupa a segunda posição como câncer mais frequente, tanto no gênero masculino, quanto no feminino. O INCA (Instituto Nacional de Câncer) estimou para o triênio de 2023 a 2025 que o Brasil apresentará 46.000 novos casos de câncer do intestino por ano.  A Paraíba tem aproximadamente 400 novos casos por ano.

Apesar de elevados números de casos, o Câncer de Intestino é doença passível de prevenção. A Campanha Março Azul busca chamar a população para adoção das medidas preventivas, tais como, alterações no estilo de vida e também para identificação de sintomas para um diagnóstico precoce, onde as chances de cura são maiores. Uma oportunidade de acesso gratuito e caráter lúdico e educacional de grande importância na luta contra o Câncer.

Facebook
WhatsApp