Operação prende ex-secretário por fraude que desviou R$ 200 mil na Paraíba

Foto: (Reprodução)

A Polícia Civil da Paraíba deflagrou, na manhã desta quinta-feira (30), a Operação Escada de Penrose, que apura fraudes em licitação para obras do ginásio Rinaldão, no Distrito de Mata Redonda, em Alhandra, no Litoal Sul. A ação foi coordenada pela Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR) e contou com o apoio do Ministério Público de Alhandra, da Prefeitura Municipal e do Instituto de Polícia Científica (IPC).

Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e um de prisão, este em Alhandra. O prejuízo aos cofres públicos é estimado em mais de R$ 200 mil.

De acordo com as investigações, o então secretário de Infraestrutura de Alhandra seria o líder do esquema, atuando também como proprietário da empresa vencedora do certame, o que é vedado pela legislação. Ele teria contado com o apoio do ex-diretor de planejamento da pasta, responsável por atestar serviços que nunca foram executados, simulando medições e liberando pagamentos indevidos.

O inquérito aponta ainda indícios de peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosavoltados ao desvio de verbas públicas municipais entre 2021 e 2024.

Prefeitura de Alhandra instaurou uma sindicância administrativa, apresentando laudo técnico que confirmou o desvio de recursos. A perícia do IPC verificou que itens previstos em contrato, como a construção de uma escada de concreto e de um ambiente multifuncionalnão foram executados.

A operação mobilizou 40 policiais civis, entre delegados, agentes, escrivães e peritos, e teve como objetivo impedir a destruição de provascoletar novos elementos que comprovem a fraude.

PB DEBATE / portal paraiba

Facebook
WhatsApp