Setembro Amarelo: “qualquer ser humano é vulnerável ao adoecimento mental”, diz psicólogo

Foto: (Reprodução)

Em meio a campanha do Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, o psicólogo Everton Procópio durante o programa Arapuan Verdade, nesta terça-feira (5), disse que o adoecimento mental pode ser uma realidade para qualquer pessoa, independente da situação financeira, emocional, pessoal ou profissional. 

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria em conjunto com o Conselho Federal de Medicina, no Brasil, são registrados aproximadamente 14 mil suicídios por ano. Além disso, o psicólogo destacou que a Paraíba está em 4ª lugar entre os estados do Nordeste com maior índice de casos. 

“Qualquer ser humano é vulnerável ao adoecimento mental. Somatiza até o momento em que para, pois o corpo não aguenta. Aquilo que não se resolve na mente, o corpo entrega. Se a gente não der tempo para se respeitar e se ouvir, vai ter que ter tempo para a doença. Chega um determinado momento em que a pessoa não consegue dar conta”, disse como acompanhou o ClickPB.  

O psicólogo ainda reforçou que quanto mais cedo for detectado os sintomas e tratados, mais chances de amenizar o adoecimento. “É importante que haja a procura por ajuda de profissionais para que exista tempo para se cuidar”, destacou. 

Uma das ferramentas na prevenção ao suicídio é o Centro de Valorização da Vida. O CVV oferece atendimento gratuito e anônimo 24 horas por dia pelo telefone 188 e pelo site: cvv.org.br. Como também procurar qualquer Unidade de Saúde espalhadas pela cidade.

ClickPB

Facebook
WhatsApp