TÁ ACHANDO POUCO: Hugo quer pautar aumento de cadeiras na Câmara ainda esse semestre

Foto: (Reprodução)

O presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB), quer pautar o aumento do número de deputados que representam os estados na Casa, de 513 para 527. Com isso, a Paraíba não perderia representatividade. Hoje, o estado tem 12 parlamentares e perderia duas cadeiras.

Durante a visita à Paraíba, Hugo disse que vai tratar do tema com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), para saber se há condições de aprovar a mudança na Casa alta, ainda neste semestre. Se passar, as mudanças já valeriam para as eleições do próximo ano. 

Em suma, não haveria redistribuição como prevê decisão do Supremo Tribunal Federal. Seriam criadas 14 novas para evitar que alguns estados tenham as bancadas reduzidas.

O STF decidiu que, em agosto deate ano, o Congresso Nacional recalcule o número de deputados que cada estado tem direito. Os ministros concordaram que a redistribuição de vagas deve ocorrer até junho, considerando os dados atualizados do Censo. Caso isso não seja feito no prazo, a tarefa caberá ao Tribunal Superior Eleitoral.

Ainda com a decisão do Supremo, 14 estados podem ter mudança na representação. Pará e Santa Catarina ganhariam quatro deputados cada um, chegando a 21 e 20, respectivamente. Amazonas ganharia dois, e Ceará, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais ganhariam um cada.

O Rio de Janeiro seria o que mais perderia cadeiras, indo de 46 para 42. Já Bahia, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Sul ficariam com duas a menos, enquanto Alagoas e Pernambuco perderiam uma.

PB DEBATE / Sony Lacerda

Facebook
WhatsApp