Foto: (Reprodução)
O governador João Azevêdo realizou, nesta quarta-feira (16), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, o lançamento das compras do Programa de Aquisição de Alimentos Estadual, na modalidade Compra com Doação Simultânea (PAA-CDS), com investimentos de R$ 5,1 milhões de recursos próprios do Estado. Na ocasião, foram assinados contratos com 32 cooperativas paraibanas, reforçando a importância da colaboração entre o estado e os agricultores, visando melhorar a qualidade de vida nas comunidades vulneráveis, promover a inclusão produtiva e combater a insegurança alimentar. O evento marcou as comemorações do Dia Mundial da Alimentação.
Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou a importância dos investimentos na agricultura familiar para a geração de emprego e renda no campo. “Apenas com essa ação de hoje são mais de 2.400 agricultores beneficiados e que fará a diferença na vida de mais de 50 mil famílias. Nós queremos cada vez mais qualificar e mecanizar a agricultura familiar, aumentar a produtividade, promover aumento de renda e a melhoria da condição de vida das pessoas”, frisou.
Ele também destacou que, além do PAA, o governo tem assegurado um grande volume de recursos na agricultura familiar. “Nós temos o Procase II, o programa Paraíba Rural Sustentável, o Sertão Vivo, que comprovam o nosso compromisso e olhar atento com a agricultura familiar que tem transformado para melhor a vida das pessoas”, acrescentou.
O secretário da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Frei Anastácio, enalteceu a eficácia da iniciativa do governo. “Essa é uma política pública que de fato leva os pequenos produtores a produzir mais porque eles têm a garantia de que os seus produtos serão adquiridos, uma grande ação do governo João Azevêdo que tem levado alimentação para quem mais precisa”, disse.
A solenidade foi prestigiada pelos deputados estaduais João Gonçalves e Francisca Motta; pelos prefeitos Neto Nepomuceno (Barra de Santa Rosa) e Luiz Claudino (São João do Rio do Peixe); pelos vereadores de João Pessoa Zezinho do Botafogo e Toinho Pé de Aço; pelos secretários de estado Joaquim Hugo (Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca), Bivar Duda (secretário executivo da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido) e Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador).
O PAA-CDS é um programa do Governo Federal, gerido pelo Governo da Paraíba, com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, a produção sustentável e a geração de renda, promovendo o acesso à alimentação em quantidade, qualidade e regularidade às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.
PB DEBATE / parlamentopb