Governo da PB oferece 520 vagas em cursos de tecnologia com bolsa de R$ 1 mil

Foto: (Reprodução)

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), com apoio daFundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), lançou, nesta quarta-feira (16), um novo edital para o Projeto Limite do Visível. Ao todo, são oferecidas 520 vagas em cursos superiores gratuitos na área de tecnologia, com bolsa estudantil mensal de R$ 1 mil durante todo o período de formação.

Podem se inscrever jovens que concluíram o Ensino Médio em escolas da rede estadual de Ensino da Paraíba entre 2019 e 2024 e que não tenham vínculo empregatício. O processo seletivo é gratuito e as inscrições acontecem de 23 de abril a 23 de maio de 2025, através do site https://sigfapesq.ledes.net.

O projeto oferece formação superior gratuito nos cursos Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), que terá 220 vagas, e Tecnólogo em Ciência de Dados (CD), com 300 vagas, ambos com duração de dois anos e serão ofertados no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa.

As aulas estão previstas para começarem no segundo semestre, a partir do dia 1 de agosto de 2025. Cada formação busca preparar profissionais para o mercado digital, com foco em empreendedorismo, empregabilidade e inovação.

O edital também contempla políticas de inclusão, com reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência, 30% para pessoas negras e 25% para povos tradicionais, como indígenas, quilombolas, ribeirinhos e ciganos. Além disso, as vagas de ampla concorrência são distribuídas igualmente entre os gêneros: 50% para o Gênero A (mulheres cis, mulheres trans e pessoas não-bináries do sexo feminino) e 50% para o Gênero B (homens cis, homens trans e pessoas não-bináries do sexo masculino).

O projeto Limite do Visível tem como meta oferecer 2 mil vagas até 2026 e busca ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior nas áreas de tecnologia, inovação e desenvolvimento de sistemas, setores cada vez mais estratégicos para o mercado de trabalho.

Mais informações, acesse AQUI o edital completo.

Sobre o Projeto – O Limite do Visível tem como propósito formar profissionais em áreas estratégicas para o desenvolvimento tecnológico da Paraíba, por meio de cursos superiores com certificação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A proposta é aliar qualificação técnica, inovação e inclusão social.

PB DEBATE / Paraiba Já

Facebook
WhatsApp